Uma boa dica para melhorar sua produtividade pode ser investir na prática da Caixa de Eisenhower
Dwight Eisenhower foi o 34º presidente americano e governou o país por dois períodos ( ebtre 1953 e 1961)nos quais ajudou a formar a NASA, que, eventualmente, levou o homem à lua, e criou Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), responsável pelo nascimento da Internet. Sua capacidade produtiva chamava atenção em todas as esferas.Mesmo lidando sempre com uma intensa agenda, ele conseguia priorizar aquilo que era realmente importante. Tanto fez que sua fórmula de priorização acabou ficando famosa após ser incluída no livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey1 .
A Caixa consiste em um cubo dividido em 4 partes:
– Urgentes e importantes (tarefas que devem ser feitas imediatamente);
– Importantes, mas não urgentes (tarefas que podem ser adiadas por algum tempo);
– Urgentes, mas não importantes (tarefas que podem ser delegadas a outros);
– Nem urgentes nem importantes (tarefas que você deve eliminar).
Uma grande sacada nessa ação é diferenciar o que é importante do que é urgente e facilitar sua ação sem perda de tempo tornando-se mais produtivo. Para cada atividade, tomava uma atitude padronizada. Se fosse importante e urgente, executava aquilo imediatamente. Se fosse importante e não urgente, planejava e agia de acordo com o pensado, impedindo que se tornasse algo urgente. Se não fosse importante, mas urgente, delegava para outras pessoas. E não fosse importante nem urgente, simplesmente eliminava a atividade. Com esta lógica simples, conseguia investir seu tempo apenas no que era realmente importante.